Por Que Priorizar a Qualidade de Vida?

09.12.2016

Você entra no trabalho de manhã e só sai à noite, fica no trânsito um bom tempo e quando chega em casa não consegue fazer nada a não ser tomar um banho e dormir para recomeçar a rotina no outro dia. Em meio a tanta correria, acabamos nos esquecendo muitas vezes da nossa qualidade de vida.

Mas o que é ter qualidade de vida? É simplesmente viver bem! Apesar da resposta aparentemente fácil, conquistá-la é um desafio para diversas pessoas. Esse conceito é originário da área da saúde, que com o aumento da longevidade a criou para substituir o termo “quantidade de vida”. E diferentemente deste, não pode ser mensurado. Hoje, adquiriu importância em diversos outros setores, inclusive, o corporativo, no entanto, sua definição está distante de ser consensual.

Qualidade de vida é algo subjetivo, uma condição dinâmica que reflete diretamente os eventos experimentados no âmbito individual. Isso significa que pode mudar de acordo com as situações.

Descubra o que é qualidade de vida para você

Se aquela rotina narrada no começo deste artigo não estiver prejudicando o seu bem-estar, siga em frente. Do contrário, é bem provável que ela não seja sinônimo de qualidade de vida para você. Descobrir e priorizar isso é fundamental para conquistar mais saúde física, emocional e equilibrar todos os setores de sua vida (profissional, pessoal, espiritual, etc).

Apesar de não ter uma fórmula mágica que ajude a todos alcançar a qualidade de vida, alguns pontos são fundamentais em qualquer contexto. São eles:

Satisfação com a vida

Embora não possamos escapar das obrigações, é importante encontrar espaço no nosso dia a dia para fazermos aquilo que nos satisfaz. Isso é algo subjetivo e você mesmo precisa descobrir o que lhe faz feliz e priorizá-lo.

Definição de objetivos

Descobrir quais são os valores, expectativas pessoais e objetivos de vida são fundamentais para alcançar a qualidade de vida. Quando você tem isso em mente, procura fazer aquilo que realmente gosta e abdica de atividades que não trazem alegria.

Bem-estar físico

Como já dissemos, o equilíbrio entre mente e corpo é fundamental para conquistar o bem-estar físico e usufruir de mais qualidade de vida. Diferentemente do que muitos pensam, isso está mais ligado a fatores psicossociais do que à ausência de doenças.

Forma de enxergar a vida

A forma como você encara os fatos e acontecimento influencia muito na sua qualidade de vida. Problemas podem ser considerados obstáculos intransponíveis ou oportunidades de evolução, tudo depende da forma como você os enxerga. Autoconhecimento contribui muito para obter uma visão mais positiva dos acontecimentos ao seu redor. E isso faz diferença significativa!

Coragem para abandonar a zona de conforto

Às vezes reclamamos tanto de uma situação, mas não nos mexemos para mudá-la. Aí, não estamos priorizando a nossa qualidade de vida. É sempre bom ter coragem para sair da zona de conforto e fazer acontecer!

Priorizar a qualidade de vida é extremamente importante para vivermos bem conosco e com as pessoas ao nosso redor! Siga as dicas e comece hoje mesmo a fazer isso.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *