Produtividade: Como Ser Mais Produtivo?

06.05.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Normalmente, relacionamos produtividade com quantidade. Afinal, quanto mais produzimos, mais nos sentimos produtivos, certo?

Errado! No mundo imediatista no qual vivemos, nos tornamos acumuladores de coisas, conhecimentos, atividades e, com isto, a cada dia nos percebemos mais longes da produtividade. Ficamos sem tempo e nos sentimos perdidos, devido a grande quantidade de afazeres no dia a dia.

Produtividade tem que estar ligado à qualidade. E para ter qualidade é preciso ter atenção e comprometimento. Você já deve ter ouvido a expressão “menos é mais”, que significa fazer menos com mais resultado.

Mas como pode isto? Com a lei de Pareto ou princípio 20/80, como também é chamada, pode! Criada por Vilfredo Pareto, a lei diz que 80% das consequências advém de 20% das causas. Este princípio pode ser aplicado para analisar diversas áreas. Por exemplo, segundo o economista: 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, 80% da poluição é causada por 20% dos países ou que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes.

Baseado no contexto acima, para atingirmos nosso objetivo é necessário observar nosso cotidiano pessoal e profissional. Identificar quais os 20% dos seus esforços são responsáveis pelo atingimento de 80% dos seus resultados. Será que tudo que faço é realmente necessário? Estou focado nas minhas metas? É possível otimizar?

Sim, tudo pode ser otimizado com priorização. Se você acompanhar seus gastos verá que 20% das despesas consumem 80% dos seus gastos mensais. Para otimizar as finanças pessoais é necessário reduzir e/ou evitar gastos supérfluos.

Se a análise for de tempo, você perceberá que 20% das suas tarefas contribuem para 80% do propósito. Então se você mudar sua rotina você conseguirá aumentar significadamente seus resultados atingidos e se sentirá plenamente mais produtivo.

Dicas para ter maior produtividade

1. Separe um momento dia para identificar uma área da sua vida, qualquer uma;

2. No Excel, forme uma tabela listando a atividades, despesas, dependendo do objetivo da análise;

3. Organize por ordem de importância, os mais importantes primeiro. Identifique seu valor, hora ou ocorrências, por exemplo, e indique a porcentagem de cada um;

4. Calcule a porcentagem de acumulada da cada linha ;

5. Crie um gráfico de barras e de linhas, em que as barras serão as porcentagens de cada item e as linhas serão o acumulado das ocorrências;

Seu gráfico de Pareto no Excel está pronto! Observe, analise, reflita e otimize-se!

Ah!…E não esqueça de me contar seus resultados.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172