Quais São as Competências Profissionais Mais Valorizadas Pelos Recrutadores

06.08.2017

A cada ano as empresas recrutadoras desenvolvem novos processos seletivos. Existem etapas online, presenciais, dinâmicas de grupo e diversas entrevistas. Mas tudo isso, na maioria das vezes, é apenas para saber quais são as competências profissionais dos candidatos.

É claro que as seleções dependem muito da oportunidade que foi anunciada. Porém, existem algumas competências profissionais que são valorizadas por quase todos os recrutadores e são úteis para diversas empresas. Veja quais são elas:

Liderança

A liderança é uma competência que envolve várias outras. Ela exige organização para lidar com uma equipe, habilidade de motivar as pessoas, capacidade de tomar decisões consideradas difíceis e ainda conhecimento para saber aproveitar todos os talentos e obter excelentes resultados.

Por esses motivos, tem sido muito comum a preferência por candidatos com espírito de liderança até mesmo em vagas que não são para cargos de gestão. Afinal, saber liderar é saber lidar com diversas pessoas e situações, o que sempre é muito vantajoso.

Comunicabilidade

A capacidade de se comunicar bem, seja oralmente ou com a escrita, também tem recebido muita atenção dos recrutadores. Isso porque, as falhas na comunicação, como no momento de expressar uma ideia ou na hora de explicar processos, pode provocar inúmeros problemas dentro de uma organização.

Para que um cliente seja conquistado, mantido e fidelizado, a comunicação é extremamente necessária. E ela também é importante para que os processos internos sejam todos devidamente cumpridos.

Portanto, lembre-se de avaliar os candidatos também pela forma como eles se comunicam.

Criatividade

Pode questionar os mais experientes recrutadores sobre quais são as competências profissionais mais valorizadas e, provavelmente, a criatividade estará entre elas. Até porque, atualmente, muitos segmentos exigem inovação constante.

Dessa forma, as empresas já notaram que precisam exigir dos seus funcionários criatividade para resolver problemas, para desenvolver novas estratégias, criar novos produtos e até para desenvolver atividades rotineiras e facilitar processos.

Flexibilidade

Na era da tecnologia, a possibilidade de se adaptar às mudanças, a chamada flexibilidade ou adaptabilidade, também é bem vista pelos selecionadores de candidatos.

Com isso, a empresa garante a contratação de profissionais que estão abertos ao novo, que estão dispostos a aprender outros métodos, se atualizar e, quem sabe, até contribuir com a formação de novas áreas.

É com a flexibilidade que também se consegue lidar com problemas, evitar conflitos e trabalhar bem sob pressão. Então, se os desafios são constantes em sua empresa, a seleção de candidatos deve começar a dar preferência àqueles que são mais flexíveis.

Negociação

Por fim, a capacidade de negociar também é muito favorável para vários cargos, de diversas empresas e de diferentes segmentos, já que é a partir de uma boa negociação, favorável para a companhia e para os clientes, que todos saem ganhando.

Além disso, ao saber negociar, o funcionário conseguirá não só fechar novos contratos com clientes e definir bons prazos com fornecedores, mas também poderá estabelecer parcerias importantes para a empresa.

Agora que já sabe quais são as competências profissionais mais valorizadas pelos recrutadores, aprimore os seus processos seletivos e continue navegando no blog do Portal Coaching para manter-se bem informado sobre carreira, recrutamento e seleção.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *