Quais São as Vantagens e Desvantagens do Headhunter

23.02.2018

Bastante conhecido no meio de recrutamento e seleção, o headhunter pode ser muito útil. Porém, como tudo na vida, usar os serviços desse profissional também pode ter um lado negativo. Quer entender quais são as vantagens e desvantagens do headhunter? Confira neste artigo!

As vantagens e desvantagens do headhunter no processo de seleção

Headhunter é uma expressão da língua inglesa que, caso traduzida literalmente para o português, significa “caçador de cabeças”. Entretanto, seu significado real é bem menos sangrento: headhunter é um profissional especializado por ir atrás e selecionar pessoas para uma empresa.

Os serviços desse profissional são usados principalmente quando o cargo que está vago é em uma posição alta ou vital para a organização. Ao ser contratado, o headhunter vai entrar na empresa para compreendê-la profundamente e entender o perfil que deve buscar para atender às necessidades do cargo.

Tendo isso em mente, vamos às vantagens e desvantagens do headhunter no processo de seleção:

Vantagens de contratar um headhunter

A principal vantagem de se contratar um headhunter é contar com a expertise desse profissional. Com uma visão estratégica e experiência de mercado, o headhunter sabe exatamente como determinar qual é o melhor perfil para ocupar a vaga e como procurar os melhores profissionais.

O headhunter é mestre em fazer networking e, por isso, tem uma extensa rede de relacionamentos. Além de analisar currículo e experiência de mercado, com o advento da internet e, mais recentemente, das redes sociais, se tornou comum também a análise dos perfis online dos candidatos. E não é só no LinkedIn, um site voltado para o mundo profissional, mas também em redes como Facebook e Instagram.

Desvantagens de contratar um headhunter

Apesar de ser um profissional especializado, o headhunter muitas vezes é um profissional autônomo, contratado apenas para realizar uma seleção específica. Por não viver a realidade daquela empresa, pode ser que ele não consiga absorver sua essência, pelo menos não como um profissional que trabalha naquele lugar cotidianamente.

Por isso pode ser interessante ter pelo menos um headhunter dentro do seu quadro de funcionários de RH. Outra saída é buscar por headhunters com bastante experiência em recrutamento, que tenham experiência em empresas do seu ramo ou, ainda, buscar por indicações.

Tendo em mente as vantagens e desvantagens do headhunter, você contrataria esse profissional para realizar processos seletivos? Comente abaixo. E continue navegando pelo Portal Coaching para mais artigos sobre recrutamento e seleção.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172