Qual é a Linguagem Ideal Para o Seu Público?

23.06.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.  Nelson Mandela

Eu particularmente sou apaixonado por essa frase e vou te explicar o porquê.

Em uma única frase, Nelson Mandela fala sobre dois estilos de comunicação.

O que mais encontramos no mercado é o primeiro estilo, quando falamos de bons estilos, é claro. Grande parte das pessoas sabe se comunicar muito bem, tem um bom vocabulário e uma excelente oratória. Esse tipo de pessoa consegue facilmente introduzir sua ideia na mente de outra pessoa de forma rápida e isso é fantástico.

Tenho certeza que muitos profissionais têm grandes resultados nos negócios utilizando este estilo de linguagem. Mas, por que não ir além?

O outro ponto tratado nesta pequena frase é a ideia de falar com alguém na linguagem dela, e isso é mágico.

São dois estilos poderosos e você terá grandes resultados se utilizá-los. Mas se você falar com uma pessoa na linguagem dela, você atinge o seu coração. Fazendo isso, você tem resultados ainda melhores.

 

Nelson Mandela fala sobre outros dois pontos muito interessantes, e será muito enriquecedor se darmos atenção.

Ele fala sobre cabeça e coração.
Podemos entender sobre razão e emoção se focarmos nisso, você concorda comigo?

Quando falamos sobre a razão, logo ligamos ao cérebro ou a cabeça. É automático fazermos essa ligação porque fomos criados com a ideia de que razão é “igual” a cérebro. A razão parte do lógico, então, ela precisa de dados e fatos para se ter valor.

Vemos muito isso quando a pessoa entra em relacionamento amoroso e os amigos dizem para ela usar a razão.

O que significa?

Significa: “Tome muito cuidado e não se entregue a isso, você acabou de conhecer a pessoa, não envolva tanto seus sentimentos.”

Não estou dizendo se é certo ou errado, ok?

Só disse isso para ilustrar o que estamos falando.

Agora, quando falamos de coração o que vem a sua mente? Será que são sentimentos?

Talvez, para fazer uma piadinha você disse: “Órgão do corpo humano responsável por bombear sangue”. É válido isso, não deixa de ser uma verdade, mas tenho certeza que depois você pensou em sentimentos.

Então por qual razão atingir o coração é algo tão poderoso?

Seres humanos são seres movidos por sentimentos. É claro que você estará certo se disser: “Eu sou um ser racional”. Mas, mesmo sendo um ser racional, você é influenciado por seus sentimentos e a maioria de suas decisões são tomadas quando seus sentimentos são levados em conta.

Os melhores resultados são atingidos quando tem sentimentos envolvidos e podemos ver isso em propagandas para o dia dos namorados, dia das mães e natal. Quando o coração é atingido as pessoas tomam decisões de forma mais rápida.

Não estou dizendo para não utilizar o lado racional, ok? Por favor, não entenda dessa forma.

O lado racional rende grandes resultados, porém as pessoas levam mais tempo para tomar uma decisão e neste meio tempo, problemas podem acontecer e aquele belo contrato pode não ser assinado.

Seres humanos são seres racionais e gostam de ter seus sentimentos tocados. Se não fosse assim, estas datas comemorativas que disse acima não venderiam tanto. Agora que você já sabe disso, tenho certeza que seus resultados vão melhorar muito!

Contrate um especialista para ajudar você.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *