Qual o Conceito de Empreendedorismo?

14.02.2017

O verbete empreendedorismo, hoje muito disseminado e comentado, é recente na língua portuguesa. Apesar da figura do empreendedor existir desde os primórdios da humanidade, a palavra só foi incorporada em nossos dicionários há pouco tempo.

Com isso, muitas pessoas criaram sozinhas diferentes conceitos de empreendedorismo e fizeram isso baseadas em suas próprias experiências e vitórias, o que tornou o termo amplo e muitas vezes complexo.

Para te ajudar a entender melhor sobre o empreendedorismo e como ele afeta nossas vidas sem nem nos darmos conta, decidimos listar algumas das características mais importantes do ato de empreender, que tornam o conceito da palavra e como ela evolui e se tornou tão disseminada.

Conceito de empreendedorismo: Questionamentos

O conceito de empreendedorismo não existe sem o questionamento. Os maiores empreendedores do mundo não se acomodavam com o que recebiam da sociedade ou das empresas e pessoas e por isso, se questionavam com frequência. Caso contrário, metade das novas oportunidades não teriam surgido. Afinal, como você vai criar algo singular se não questionar o antigo?

Busca por soluções

Assim como acontece com a característica questionadora dos empreendedores, o empreendedorismo só se desenvolve se a pessoa for inquieta por soluções e buscar resolver um problema que até então parecia não ter resultado ou que apresentava uma resolução complicada.

Muitas vezes, os empreendedores buscam encontrar maneiras de ajudar pessoas próximas, desenvolver novos projetos no trabalho, entregar uma tarefa designada com o prazo mais curto ou facilitar a vida de quem está passando por uma dificuldade específica.

Assim foram criadas as principais empresas de tecnologia de atualidade, que são fortemente relacionadas ao ato de empreender, assim como grandes agências, bancos e programas sociais.

Desenvolvimento de algo novo

O conceito de empreendedorismo vai muito além de sonhar e realizar, ele demonstra que para algumas pessoas o impossível não existe. Nada motiva mais as pessoas que têm essa veia empreendedora do que alguém lhe dizer que aquilo jamais irá mudar ou que ele é apenas mais um sonhador.

Não importa se essas pessoas praticam o empreendedorismo em casa, no trabalho, na rua, em seu condomínio, entre outros. O que os faz diferente dos outros é perceber que em cada obstáculo há, na verdade, uma oportunidade de fazer o impossível acontecer.

Ainda dentro do conceito de empreendedorismo estão características importantes como autoconfiança, coragem para aceitar riscos, otimismo, perseverança e a vontade de ser protagonista da situação.

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172