Qual o Significado de Coaching?

07.11.2016
Crie seu futuro – 728 x 90

Você já parou para se perguntar por que só se fala em coaching ultimamente? Esse setor não para de crescer ao redor do mundo e já reúne milhares de profissionais. Até Bill Gates, CEO da Microsoft, chegou a declarar que todo mundo precisa de um coach. De fato, a ferramenta ajuda no desenvolvimento das pessoas. Mas toda essa visibilidade gera diversas dúvidas sobre o significado de coaching e sua verdadeira aplicabilidade.

Banalização do significado de coaching

Anúncios não faltam: “alavanque sua carreira com coaching”, “torne-se um coach”. O entusiasmo gerado pela eficiência do coaching como método cria uma espécie de “síndrome da devoção”, que nos leva entender o método como solução para tudo, como se fosse algum tipo de porção mágica.

Essa confusão acontece porque o coaching tem uma enorme abrangência, por se apropriar das técnicas de diversas áreas do desenvolvimento humano, como consultoria, psicologia, entre outras. Ao tentar explicar o significado de coaching, muitos usam essas técnicas e o conceito real do método fica bem complexo.

Coaching pode ter diferentes significados para cada pessoa, tudo depende daquilo que se deseja alcançar. O objetivo do método é levar o cliente do estado A ao estado B, ou seja, do ponto em que se encontra a outro onde querem estar. Mas isso depende da disponibilidade e dedicação do próprio coachee para obter o desenvolvimento necessário que permita viabilizar os seus objetivos.

Para entender melhor o conceito, suponha que você esteja acima do peso (estado A) e queira emagrecer (estado B). Hoje, você tem um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que o impedem de atingir o seu objetivo. Precisa obter outros conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam perder peso, que podem ser: saber o que comer ou evitar, mudar hábitos alimentares e ter mais força de vontade. Mas essa mudança depende única e exclusivamente de você mesmo.

Então, qual o papel do coaching?

O processo ajuda a desenvolver as competências necessárias para você se tornar capaz de concretizar os objetivos desejados. Se queremos ter algo, precisamos fazer por merecer. No caso do emagrecimento, fazer atividades físicas e uma reeducação alimentar são fundamentais para perder os quilos extras. Mas não adianta evitar alimentos calóricos um dia e devorá-los no outro. Resultados duradouros pedem mudanças mais profundas, na esfera do ser. É aqui que o coaching atua.

Nesse sentido, o coaching é um programa de acompanhamento que ajuda o cliente a se tornar quem precisa. Por meio do autoconhecimento e autodesenvolvimento, é possível aperfeiçoar atitudes, habilidade e conhecimentos que garantam a transformação e evolução das pessoas.

Quando aplicado de forma adequada, o coaching conduz na conquista de suas metas, sonhos e objetivos. A contratação de um profissional bem qualificado e que entenda o verdadeiro significado e aplicabilidade do método é fundamental. Se você tem interesse no processo, verifique a formação do coach, técnica utilizada, experiência e, principalmente, confira se ele fez supervisão (prática com outro profissional mais experiente).

E você, o que conhecia sobre o significado de coaching? Deixe as suas impressões nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172