Qual é o Significado do Seu Trabalho para Você?

05.05.2017

Era uma tarde de final de novembro, em um dos principais centros comerciais da cidade. Muitas pessoas já circulavam pelos corredores e interior das lojas, na expectativa das compras para o Natal. Entre elas, seguindo em direção ao estacionamento, uma menininha de quatro anos, que estava de mãos dadas com a mãe.

Seus olhinhos curiosos registravam com fascínio todas aquelas cores e luzes da decoração natalina das vitrines. Aproveitando que a mãe se distraiu com uma ligação pelo celular, a menininha, por impulso, correu para dentro da loja de brinquedos que ficava a poucos passos de onde as duas estavam. Seus olhinhos ficaram ainda mais encantados com todo aquele universo lúdico e mágico, agora ao seu alcance: bonecas que pareciam fadas e princesas, castelos e casas em miniatura, réplicas de animais de estimação… Um mundo que, até então, ela só havia imaginado, através dos contos infantis que seu pai levava aos seus sentidos à noite, antes de dormir, desde seus dois anos de idade.

Ao caminhar para outro ponto da loja, percebeu que estava sendo observada por uma simpática jovem que usava uniforme. Ainda fascinada com aquela atmosfera dos sonhos, com muita naturalidade e sem receio algum, a menininha aproximou-se da jovem e lhe disse:

– Você também veio ver os presentes que vai pedir para o Papai Noel?

A jovem, percebendo a pureza e a inocência daqueles olhinhos que a faziam sentir-se grata e única, diante de tantas distrações em volta, sorriu e respondeu:

– Eu ajudo o Papai Noel a levar alegria, diversão e boas energias na noite de Natal, ao encantar e realizar os sonhos das crianças.

Ao ouvir o que a jovem acabara de dizer, a menininha arregalou os olhos, demonstrando surpresa. Em seguida, sorriu para a jovem e saiu correndo em direção à mãe receptiva e amável, que a esperava na porta de entrada da loja.

“Seja a mudança que você deseja ver no mundo!” (Mahatma Gandhi)

A forma como você encara o seu trabalho pode, por exemplo, ter como consequência, o sorriso de uma garotinha de quatro anos ou a indiferença de um adulto. Uma simples atitude faz toda a diferença.

A jovem da história acima poderia ter respondido que era uma vendedora de brinquedos. Mas, ao descrever o significado do seu trabalho para a garotinha, ela demonstrou que sua atividade profissional vai muito além de uma relação trabalhista, onde o trabalhador entrega parte do seu tempo disponível em troca de uma remuneração do seu empregador, ao final de cada período estabelecido em contrato.

Quando o trabalhador limita o sentido do próprio trabalho ao aspecto financeiro, ele torna o seu papel estritamente mecânico, frio e racional. Apenas algo que tem preço, sem um valor que vai além da remuneração recebida.

Ao revelar o papel que estava exercendo naquele momento, a jovem destacou-se dos demais representantes daquele centro comercial, tornando-se única e especial aos olhos da garotinha, recebendo um sorriso de aprovação. Afinal, quer seja para uma criança ou para um adulto, a ideia de voltar a procurar uma ajudante de Papai Noel é muito mais agradável do que recorrer a um mero vendedor de brinquedos.

Use seus talentos e habilidades da melhor forma

Seus talentos e habilidades não devem ter como prioridade representar a sua contrapartida em uma relação entre o capital humano (o seu trabalho) e o recurso financeiro (do seu empregador ou contratante). Quando isso acontece, seu trabalho pode se tornar um fardo, algo no qual você não se sente representado pelas suas obras, algo do qual você não vê a hora de se ver livre. Uma prisão sem muros. Algo lastimável para um ser humano!

Seus talentos e habilidades, antes de tudo, devem representar a sua contribuição para que o mundo se transforme, cada vez mais, num lugar melhor de se viver. E acredite: quando você sorri para a vida, entregando-lhe o seu melhor, ela lhe sorrirá de volta, em retribuição!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *