Recompensas Podem Aumentar sua Força de Vontade

08.06.2017

Certamente, você já está cansado de ouvir falar em “força de vontade”. Ouvir que os que alcançam o sucesso tem a tem alta dose e  que alguém não faz algo por falta de força de vontade… Mas, hoje vou te dar duas notícias: uma boa, outra nem tanto. A ruim é que a força de vontade é um recurso finito. A boa é que esse recurso é renovável.

Isso é o que diz Gary Keller, autor do ótimo “A única coisa”. O livro trata bastante de foco e minimalismo, temas que eu adoro, e sobre os quais vou trazer mais artigos pra vocês. Hoje, o assunto é: como dar um “up” na sua força de vontade, então vamos lá!

Foi realizado o seguinte estudo na Universidade de Stanford: o professor Baba Shiv dividiu em dois grupos 165 estudantes. Para alguns deles foi dada a tarefa de memorizar um número de dois dígitos, e outros alunos teriam que memorizar um número de sete dígitos. Quando tivessem terminado de memorizar, iriam para outra sala, onde eles teriam que repetir o número.

No caminho, lhes era oferecido um lanchinho: poderiam escolher um calórico bolo de chocolate ou uma inocente saladinha de frutas. Adivinhem o resultado: entre os alunos que haviam memorizado o número de sete dígitos a porcentagem dos que cederam à tentação de comer o bolo foi o dobro da observada no grupo que havia memorizado o número com apenas dois dígitos. Com o esforço extra para memorizar uma informação (não tão complexa, por sinal), o cérebro “gastou” sua reserva de força de vontade. Isso explica bem porque quando estamos estudando para uma prova importante, às vezes é tão difícil manter uma alimentação saudável ou não tirar o cartão de crédito da carteira!

As recompensas aumentam sua força de vontade!

Minha dica para seguir firme nos seus objetivos: recompense-se! Dê o seu cérebro um descanso para que sua força de vontade ganhe novo fôlego. Mas calma, não precisa furar a dieta nem comprometer suas finanças: uma caminhada na praia, ligar para um amigo que não fala há muito tempo, uma meditação ou a leitura de um poema são pequenos oásis, suficientes para recarregar as energias e seguir novinho em folha em sua caminhada rumo ao sucesso!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172