Recrutamento e Seleção de Pessoas Utilizando o Coaching

31.10.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Em um mercado competitivo como o atual, os processos de recrutamento e seleção têm uma missão: encontrar profissionais que, além de qualificados tecnicamente, estejam alinhados com a cultura, missão, visão e objetivo das empresas.

E é na busca por essa assertividade, que se tornou essencial para o sucesso das companhias, que o Coaching vem sendo usado como ferramenta de otimização das estratégias de escolha de profissionais.

Comumente aplicado no aperfeiçoamento pessoal e profissional dos indivíduos, o Coaching também é um eficaz instrumento para identificação de perfis comportamentais. Veja neste artigo como ele atua nos processos seletivos.

O papel do coaching no recrutamento e seleção de profissionais

Poderosa metodologia que visa ao desenvolvimento das capacidades, mudanças de comportamento e alcance de metas em qualquer contexto, o Coaching é também muito eficiente no mapeamento de perfis pessoais, tornando mais assertiva a identificação do candidato ideal para cada vaga.

Com as técnicas e ferramentas certas, o Coaching consegue mapear com grande clareza o perfil comportamental do profissional, identificando estilo de personalidade, pontos fortes e pontos de melhoria, conseguindo definir o candidato que melhor se alinha com a cultura da empresa e com o perfil da vaga disponível.  

As ferramentas que o coaching pode usar nos processos de recrutamento e seleção

Durante o processo de recrutamento e seleção, o profissional de Coaching pode utilizar diversas ferramentas para mapear o perfil comportamental dos candidatos. Além de entrevistas e dinâmicas, são muito usados os testes psicológicos, que aplicados da forma correta, fornecem importantes informações sobre os profissionais.

Dentre os testes utilizados pelo Coaching nos processo de seleção profissional está o DISC, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Coaching e que é extremamente eficiente no mapeamento comportamental dos indivíduos, oferecendo uma visão clara e completa do perfil do candidato.

Os benefícios do uso do coaching no recrutamento e seleção de pessoas 

Como já foi dito neste artigo, a assertividade na escolha de profissionais se tornou essencial para o sucesso das empresas, tendo se transformado em uma ação estratégica, que diminui retrabalhos e gastos.

Com a aplicação do Coaching no processo de recrutamento e seleção diminui-se o turn over de profissionais e se conquista um ambiente corporativo mais harmonioso e produtivo, o que só traz benefícios para o negócio.

Quer saber mais sobre Coaching, autoconhecimento e aprimoramento profissional, fale conosco! E continue a acompanhar nossas postagens aqui no blog, temos sempre conteúdo interessante para você.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *