Ressignificar: Um Novo Olhar Para o Antigo

01.05.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Viajar traz o novo aos nossos olhos, mas a verdadeira virtude está em saber olhar com novos olhos para o de sempre.

Quando viajamos encontramos todo um ambiente diferente do que estamos acostumados. Tudo é novo, você precisa descobrir seu caminho. Você conhece novas pessoas, ouve um idioma diferente, experimenta novos sabores, visita lugares com um olhar curioso.

Você presta atenção em mil detalhes e se surpreende com pequenas coisas. É um novo olhar, e você é criança novamente com vontade de explorar, descobrir, entender. Você observa os prédios com atenção, as árvores, tira foto das paisagens e nota o jeito das pessoas do local.

Todas essas coisas você também tem em casa, mas ali elas são diferentes. Há novidades para experimentar – você aprende apenas por estar ali.

O novo atrai o ser humano, somos naturalmente curiosos. Quanto mais aprendemos, mais recursos internos temos. Ao viajarmos, tudo é novo e o aprendizado é intenso. Adicionamos novos itens ao nosso estoque de recursos internos e nos sentimos mental e espiritualmente renovados ao voltar para casa – apesar do cansaço físico.

No entanto, viajar é o novo que vem de fora para dentro. É experimentar mesmo sem uma verdadeira disposição interna para fazê-lo. A transformação, para ser duradoura e sustentável, deve vir de dentro para fora.

Você já deve ter ouvido a frase: “você tira a pessoa da miséria, mas não tira a miséria da pessoa” – ou alguma versão dela. Essa frase é a síntese de que coisas externas mudam a situação em que a pessoa vive, mas não a muda. Para que uma pessoa mude, a transformação tem que vir de dentro.

Desenvolver um novo olhar independe das novidades, viagens e entrar em contato com uma diferente cultura e espaço físico. É uma mudança que vai te permitir viver aprendendo com tudo o que está ao seu redor.

Você não precisa esperar as férias para adicionar novos itens ao seu estoque de recursos internos. Você pode fazer isso todo dia, durante a sua rotina, nos lugares em que sempre está, com as pessoas com as quais sempre convive. Para isso basta disposição interna. E não digo “basta” porque é algo fácil de fazer, mas porque é o único requerimento.

Busque dentro de você esse novo olhar para as velhas coisas. Evoque o seu estado de turista curioso na próxima vez que estiver a caminho do trabalho. Admire as árvores e as pessoas que cruzarem seu caminho. Observe o seu entorno com curiosidade e carinho. Esforce-se para ter um novo olhar para os desafios que surgirem, para as atitudes das pessoas, para as tarefas que não te agradam. Vá mais além e olhe com outros olhos para seu passado, principalmente para os acontecimentos tristes e doloridos.

Você não pode mudar o que passou, mas pode transformar o significado que aquele acontecimento tem na sua vida. Você se surpreenderá com tudo o que encontrará quando olhar para sua vida com um novo olhar.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *