Ressignificar Para Deixar de Reclamar do Passado

18.07.2017

Você já teve a sensação de que fez algo na vida que não te levou a nada? Sentiu que alguma situação foi “perda de tempo”? E, às vezes, até pensa como você poderia ter aproveitado seu tempo de uma forma melhor? Como poderia ter escolhido as opções B, C ou D, no lugar da A?

O fato é que não podemos voltar no tempo e mudar as escolhas que fizemos ou as situações que passamos. Mas é do nosso alcance mudar a forma como enxergamos essas experiências.

Pensa só, o que passou, passou. E temos duas opções para lidar com esse passado:

1) Ficar se lamentando sobre tudo o que sofreu; ficar se cobrando e julgando pelas escolhas “erradas”; se desgastar pensando “como seria se tivesse feito diferente…”

OU

2) Ressignificar essas experiências e aprender com elas. Até mesmo usá-las a seu favor em novas situações.

Como assim?

A grande sacada é entender que só estamos aqui, hoje, deste jeito e neste lugar devido a tudo o que vivenciamos. Então, querer mudar o que passou, implica em estar em um lugar diferente e que nunca saberemos se seria melhor ou pior, mais fácil ou difícil (por mais que nossa imaginação nos leve a crer que a jornada seria muito mais bonita se tivesse feito a outra escolha). A vida é muito dinâmica e cheia de surpresas no caminho para afirmarmos onde teríamos chegado em circunstâncias diferentes.

Aceitar que essa é a sua história e que ela te fez chegar até aqui é uma forma de ressignificar suas experiências ruins e honrar tudo o que já te aconteceu, as pessoas que conheceu, as experiências que viveu. Dar um novo significado a essas vivências, vê-las de uma forma mais positiva e entender os ensinamentos que vieram com elas.

Assim, você pode aprender com o seu passado e aproveitar essas vivências ao seu favor. Seja de forma direta ou indireta, toda experiência vale, nenhuma situação é descartável.

Por exemplo, para decidir sua profissão, pode analisar o que já viveu e para que áreas isso aponta. Se for mudar de carreira, que tal utilizar seus conhecimentos da carreira antiga de alguma forma? Sabe aquele curso que você fez e não tem nada a ver com a sua área? Te trouxe novos amigos e ainda foi o diferencial para você ser chamado no novo emprego. Procurar um novo namorado ou namorada? Busque alguém que não tenha o mesmo comportamento que você odiava no ex.

Somente porque tivemos essas experiências passadas que conseguimos ter a clareza do que queremos para o nosso futuro.

Por isso honre e seja grato pelo seu passado, viva o presente e planeje o futuro!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *