A Sabedoria Oriental e o Coaching

18.04.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

A história conta que desde muito tempo o oriente é procurado pelo ocidente. Nos tempos antigos, era buscado no oriente especiarias e outras riquezas de grande valor, que davam ao povo ocidental um novo sabor, brilho e encanto a vida, que já era insipida e monótona.

Hoje, mais do que nunca, o oriente está sendo buscado pelo mundo ocidental. Mas, há uma diferença essencial. Busca-se no oriente uma resposta para preencher o vazio interior que o Materialismo Pragmático rasgou no coração do ser humano do “Ocidente Tecnológico”.

A sabedoria oriental é voltada e orientada a interioridade humana, para resolver seus problemas internos, enquanto a sabedoria ocidental concentrou seus esforços em desenvolver tecnologias para resolver os problemas do mundo exterior.

A tecnologia proporciona conforto e facilidade para a vida exterior do ser humano, mas não preenche o vazio que foi aberto em seus corações pelo materialismo pragmático. Isso não significa que o progresso tecnológico está errado, mas significa que crescer só na área externa da vida não é suficiente para preencher os vazios da vida interior. Em outras palavras, “ter coisas” não te fará se sentir pleno.

Se sentir pleno e merecedor do “ter” está diretamente ligado a consciência do SER. Ser mais e melhor para merecer mais. No nosso mundo atual mais de 90% da população é condicionada a entrar para o mundo do status: para conseguir comprar coisas que não precisam, com dinheiro que não tem, para agradar a quem não gostam.

O problema é que, estando neste círculo vicioso, as pessoas esquecem de tirar tempo para si mesmas. Para se encontrarem com elas mesmas, descobrir o verdadeiro significado de suas vidas… E chegam em alguma encruzilhada em que a vida se encarrega de cobrar estas questões.

Aí entra a busca pela sabedoria do oriente. E 0 coaching, espelhado em grande parte na sabedoria oriental, procura difundir esse conhecimento no interior nas pessoas. O coach faz o coachee olhar para dentro de si e encontrar nele a solução para seus conflitos.

A pessoa que já entendeu como funciona sua mente e a usa em seu favor progride de forma saudável, feliz e abundante. Ela faz coisas que ama fazer e trabalha mais pelo prazer de trabalhar do que pelo dinheiro propriamente dito. E quando se faz o que ama fazer, se faz melhor, mais bem feito e se é automaticamente melhor recompensado financeiramente.

O coaching procura agir na essência, e não na causa. Busca o SER, FAZER para TER. Por isso é muito difundido no universo do coaching, como princípio de tudo, achar um propósito para seu cliente. Um porquê. Para que seu cliente faça coisas que façam sentido para ele, algo que o leve rumo a algum objetivo especifico. Dá um significado para a vida.

Isso significa que ele busca junto a seu cliente uma solução para a pessoa se tornar mais: mais realizada, mais feliz, mais abundante, mais agradecida… se tornar mais, para fazer mais, fazer mais para servir melhor, servir melhor para receber mais.

O grande segredo é a busca pelo equilíbrio em todas as áreas da vida.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172