Saiba Como Lidar com o seu Crítico Interno

29.05.2017

Se você já ouviu uma crítica você vai gostar de ler esse artigo.

Alguma vez você foi fazer alguma coisa e levou uma crítica? Imagina que você vai preparar aquele brigadeiro pra comer no domingo com a família inteira. Nisso vem uma pessoa a diz: “Eu não gosto desse leite condensado”. Um outro fala: “Se colocar fogo alto vai queimar”.

E ainda quando chega no final alguém tem sempre aquele comentário dizendo que poderia ter ficado mais firme.

Agora eu tenho uma pergunta você passou por uma situação dessa? E quantas vezes essa crítica veio de você mesmo?

Quando você vai fazer algo diferente na sua vida ou até mesmo algo para agradar alguém você ouviu lá no fundo uma voz dizendo, “poderia ficar melhor” ou ainda “nem vou fazer se não for pra ficar excelente”.

Muitas vezes escutamos uma voz interna que é para TODO MUNDO o maior crítico que sempre existiu e vai continuar existindo. Normalmente, essa voz é como um pensamento que ocorre no seu cérebro que ajuda você a tomar uma decisão ou tirar um conclusão.

Pode parecer estranho mas você conversa com você mesmo o tempo todo.

E eu acredito que essa conversa determina o rumo da sua vida, como diz Tony Robbins: “O poder da sua qualidade de vida é determinada pela sua qualidade de comunicação”

Mas Cleverson e quando eu vou saber que voz devo escutar?

Já ajudou alguém sem querer nada em troca, já fez uma doação e quando a pessoa te agradeceu e teus olhos encheram de lágrimas? Já tomou uma decisão olhando os prós e os contras e depois de seguir o teu instinto você teve uma sensação de realização? Essa é a voz que você deve escutar!

Do teu EU verdadeiro que busca sempre as melhores oportunidades, com foco na sua evolução constante. É importante saber que existe o chato que só faz você ficar com medo, que sabota o teu sucesso. E essa voz, esse crítico interno, não faz isso por mal. Esse crítico existe porque nosso cérebro foi criado focado na sobrevivência da raça humana.

Então, esses pensamentos que muitas vezes nos sabotam de chegar além de onde estamos, nos lembram que tudo que fazemos tem um propósito, mesmo que seja sobreviver.

E a ideia fundamental de escrever esse artigo é deixar você ciente de que podemos amenizar, ou até mesmo calar, essa voz. Principalmente, se isso está atrapalhando você a alcançar o crescimento que deseja há muito tempo.

E o primeiro passo a ser seguido é conhecer os oito principais tipos de críticos internos:

Crítico Interno 1 – Mártir

Quantas vezes você se sente vítima das circunstâncias?

Constantemente, você não percebe isso e acaba comentando com as pessoas ao seu redor que tudo que pode dar errado acontece com você. Como se você fosse um coitadinho, acredita que dessa forma vai chamar mais atenção.

Esse crítico tem como intenção positiva criar mais conexão com as outras pessoas. Muitas vezes o que você quer é que a pessoa que está próxima de você apenas te escute e, por isso, para prender a atenção dela você acaba contando sua história de desgraça.

O detalhe que isso martela tanto no teu cérebro que pode te causar uma frustração antecipada quando você vai encarar um desafio, ou uma nova oportunidade que apareceu. Quando vier essa voz, escute ela com calma, respire fundo e analise se vai te agregar algo. Ou, ainda, se vai agregar alguma coisa para a pessoa que está te ouvindo.

Após você fazer isso com certeza ela vai diminuir e se você acredita na lei da atração, mais coisas boas virão na sua direção.

Crítico Interno 2 – Cara legal

Você fica muito bravo ou se sente muito incomodado quando as pessoas não reconhecem que você é O Cara Legal. Ou até, pelo contrário, quando ela se misturam a sua bondade com você “sendo bobo”?

O crítico interno é aquela voz que fica na sua cabeça dizendo o seguinte: Você ser uma boa pessoa. Você precisa colocar necessidade das outras pessoas acima da sua própria necessidade.

Com isso você sofre.

Para algumas pessoas essa voz é bem mais forte do que para outros. Esse crítico é bem aparente para as pessoas que tem o valor do reconhecimento muito forte.

Estão sempre em constante tentativa de aceitação, de conexão. Elas precisam sentir suficiente para isso. Com isso costumam fazer favores em excesso. São pessoas que estão sempre disponíveis. E se você é assim não tem
nada de errado estar disponível para outras pessoas. O problema é essa voz que acaba te consumindo.

Muitas vezes ela diz: “É melhor você fazer porque senão ele não vai mais te amar. É melhor você dizer sim.”.

Essas pessoas acabam não dizendo NÃO, mesmo que elas estejam ocupadas com coisas importantes para o progresso de vida delas. Elas não conseguem dizer não para um telefonema no na hora errada, elas não conseguem dizer não para uma pessoa que pede para ela alguma coisa que ela não pode fazer naquele momento.

Em resumo são pessoas que têm dificuldades em saber dizer não.

Confesso que esse crítico interno é um dos mais fortes na minha pessoa.

Então a maior dica é aprender a dizer não para as pessoas com amor. Seja delicado e treine dizer não seja para o teu filho, teu marido e até mesmo para seu colega de trabalho que abusa de você por ser tão bonzinho.

Crítico Interno 3 – Perfeccionista

Você já passou por uma situação que deixou de entregar um projeto ou um trabalho porque na tua cabeça ele podia ficar melhor?

Esse crítico é muito característico nos procrastinadores, pessoas que tem o costume de entregar sempre fora do prazo, deixar pra depois.

Sempre quer fazer as coisas com excelência, não pode ocorrer problemas futuros, muito menos ter a sensação de algo fora do lugar.

Por exemplo escrever um texto: se não for pra fazer com a gramática correta, com gatilhos que prendam a atenção do leitor, com a capa bonita, etc. Melhor Nem Fazer Agora. Vou deixar para amanhã que vou ter auxílio ou o meu computador por perto.

O fator negativo desse crítico é que muitas vezes ele acaba adiando a entrega do trabalho e, com isso, vai perdendo credibilidade. E adiando os resultados da sua vida.

Não leve a vida muito a sério, não existe apenas certo e errado, pode ter uma terceira alternativa. Não pense que todos devem fazer tudo perfeito, até porque a perfeição é apenas um ponto de vista.

Foque no progresso. Sim, tudo pode melhorar, então porque não começar com você deixando de ser tão perfeccionista e melhorando os resultados!

Crítico Interno 4 – Escoteiro

Quando você vai fazer aquela viagem ou aquele passeio, você leva desde repelente até guarda-chuva?

Conhece alguma pessoa que é assim?

Então esse crítico interno cuida para que você sempre esteja preparado para tudo. Parece até o lema do escoteiro, SEMPRE ALERTA.

Então essa voz deixa qualquer um quase neurótico, de tanto preparo que precisa pra fazer qualquer coisa. Desde conhecimento excessivo até planejamentos infinitos.

Essa voz tem a intenção muito forte de sobrevivência, se você já assistiu o filme Croods, que é uma animação, vamos dizer que é o Pai da família.

Agora deixa eu perguntar pra você, você consegue estar preparado para tudo que vai acontecer no teu dia?

Você já parou pra pensar que é bom estar preparado para a maioria das situações ruins que vai passar, mas que nem sempre vai estar pronto pra tudo? Escute essa voz com calma, crie um checklist e avalie o que pode ser útil e o que não, com o tempo você silencia essa voz, deixando de ser tão crítico.

Crítico Interno 5 – Analista

Por acaso já ouviu uma voz crescendo dentro de você dizendo que as emoções é que atrasam tua vida?

Conhece alguém que parece tomar uma decisão apenas na lógica? Tem ainda a mania de ficar questionando tudo?

Esse crítico te leva a acreditar que não existe uma transformação emocional, que as emoções não fazem sentido na nossa vida, que o certo é você não ter emoção. Muitas pessoas que tem esse crítico muito forte tiveram uma criação de que homem não chora. Que demonstrar os sentimentos vão deixar as outras pessoas te fazerem de bobo.

Para as mulheres foi falado que todo homem não presta, então não se entregue totalmente, cuide da sua própria vida.

Passei alguns anos da minha vida assim.

E o que tive de resultado, consegui afastar praticamente todos que me amavam de perto. Batalhei muito para trazer de volta as pessoas que realmente importam. Com isso até casei, hehe.

E como fiz isso? Deixando me levar pela emoção aos poucos. Começando por comprar algo por impulso, para isso ia numa livraria e não saía de lá sem um livro. Isso me ajudou, pode ser que outras coisas te ajudem, reflita o que pode fazer para equilibrar essa balança entre o seu crítico interno e o seu EU verdadeiro.

Crítico Interno 6 – Medroso

Quando uma pessoa começa a discutir na sua frente o que você sente?

Vem aquela voz dizendo: Por que eles estão brigando? Por que não param de falar assim de mim? Será que não percebem que isso não vai levar a lugar nenhum?

E quando te intimam para assumir a gerência do projeto que até você desenhou e queria estar lá, mas não tem toda a responsabilidade de conduzir esse processo.

Esse crítico interno muitas vezes não deixa você arriscar um pouco mais. Acaba concordando pra não gerar uma discussão. Você conhece alguém assim? Já teve em alguns momentos esse receio?

Esse crítico interno também tem a intenção positiva de sobrevivência, neste caso muito mais forte na própria espécie.

Gera o medo de que entrar em conflito pode afastar as pessoas de você.

Sim, todos devemos ter cuidado ao que falar em um momento de discussão. Mas, normalmente é desses momentos saem as melhores ideias.

Você é responsável pela própria vida, então porque não assumir novas responsabilidades?

Crítico Interno 7 – Fazedor

Esse crítico é muito presente nos famosos workaholics (viciados em trabalho). Ele não consegue te deixar parado.

Muitas pessoas conseguem o sucesso através dessa características, só que muitas vezes pagam um preço muito alto. Como deixar de lado a família, os relacionamentos e algumas vezes a própria saúde.

E qual o motivo de ter uma pessoa que vive para trabalhar, no teu cérebro o espírito de sobrevivência é a escassez.

Você já teve aquela impressão que tudo tem que passar por você pra tomar a decisão da tua empresa. Tem que sempre centralizar em você, que ninguém vai fazer tão bem quanto você.

E esse crítico interno faz você pensar que só vai se sentir realizado na próxima conquista, no momento que terminar o próximo trabalho.

A vida continua e você não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Tente relaxar, marcar um massagem, colocar uma música, respirar fundo e curtir o momento presente. Deixe um pouco de lado o trabalho, pense no que você está fazendo no agora e aproveite o momento.

O futuro deve ser planejado, mas nem sempre conseguimos seguir a risca todos os passos e precisamos adaptar algo no meio do caminho. Então, viva o presente e deixe um pouco a ansiedade do futuro de lado. Comemore as conquistas do AGORA.

Crítico Interno 8 – Aventureiro

Você se sente atraído por muitas aventuras? Cada passo teu precisa de algo divertido ou um desafio a ser conquistado?

Esse crítico interno é muito legal pois te deixa hiperativo, o detalhe é que você nunca parece estar satisfeito.

Sempre em busca de um novo caminho, um novo passo que te dê prazer. Todas as coisas que devem ser feitas com frequência, seguindo um método, ou um passo a passo, se tornam inconcebíveis.

Você acaba ficando chateado muito rápido com trabalhos repetitivos, mas que muitas vezes te dão um bom resultado.

Isso te afasta de muitas carreiras em que você se encontra ou se encontrava bem sucedido.

 Como fazer para acalmar o crítico interno?

O primeiro passo é saber que ele existe.

O segundo passo é compreender que eles tem sempre uma intenção positiva.

Você pode escutá-los de forma consciente. Respire profundamente quando ele (o crítico) estiver falando e ouça e duvide de forma consciente. Questione se é um fato ou é uma verdade baseada numa crença sua.

Critique o que foi falado com mais de um ponto de vista, seu ou de uma pessoa que você leva em consideração e escuta conselhos. Determine o que você pode fazer para tomar a melhor decisão para o seu sucesso.

Você estará criando um hábito muito forte que vai mudar a sua vida em relação ao MAIOR CRÍTICO DO MUNDO, você mesmo!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *