Saiba O Que É Psicologia Organizacional

01.02.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Psicologia organizacional, como o próprio termo revela, é a atividade da psicologia aplicada ao trabalho. Todas as empresas podem usufruir dessa ciência, sejam elas privadas, ONGs, públicas, entre outras. O psicólogo auxilia e otimiza a gestão de recursos humanos, uma vez que avalia o comportamento das pessoas dentro do ambiente corporativo e ajuda a desenvolver estratégias que promovam a qualidade de vida e bem-estar.

Dentro da organização, o psicólogo tem como papel compreender o indivíduo naquele contexto, seu comportamento com relação às pessoas em sua volta e à própria empresa. Os conceitos da psicologia organizacional podem ser utilizados desde a contratação e retenção dos profissionais, até a fixação salarial e benefícios. Contribuem, portanto, para engajar os colaboradores à cultura da empresa e proporcionar mais satisfação. Dessa forma, ajudam na estruturação ou reestruturação da empresa, de modo que funcione adequadamente e os seus componentes fiquem motivados para conquistar resultados extraordinários.

Importância e contribuições da psicologia organizacional

Para entendermos melhor a contribuição da psicologia no âmbito corporativo, devemos compreender o conceito de trabalho. Trata-se de uma maneira de suprir as necessidades humanas que podem ser diversas, como sobrevivência, financeiras e até existenciais. Dedicamos muito tempo e vitalidade exercendo a nossa profissão e isso faz com que essa atividade forme nossa identidade. Dessa forma, satisfazer as nossas carências nesse âmbito reflete em todos os outros setores. Justamente por isso é tão importante que as empresas promovam ações de motivação .

Confira algumas das atuações do psicólogo nas organizações.

Recrutamento e seleção

O psicólogo pode elaborar testes de personalidade e identificar melhor o perfil dos profissionais para contratar aqueles que mais se aproximem da cultura organizacional.

Elaboração de ações motivacionais mais assertivas

Investir em psicologia organizacional contribui para entender melhor o comportamento do colaborador e elaborar ações motivacionais mais efetivas, que permitam engajar e satisfazer efetivamente os profissionais.

Orientação e aconselhamento profissional

O psicólogo também exerce o papel de orientador profissional e identifica com mais facilidade as aptidões, o que ajuda as empresas a elaborar plano de carreira mais adequado, explorar melhor o potencial de cada um e incentivar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Criação de um bom ambiente de trabalho

Como estuda o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, o psicólogo oferece suporte na solução de eventuais desentendimentos entre os colaboradores. Como consequência, há a criação de um bom ambiente de trabalho e ótimo relacionamento interpessoal.

Essas são só algumas das atividades que podem ser realizadas pelo psicólogo no ambiente corporativo. De maneira geral, a atuação do profissional ajuda a oferecer melhores recursos aos trabalhadores, o que reflete positivamente em seu produtividade e diminui os índices de rotatividade.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *