Técnicas para Estudar com o Seu Filho

23.11.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Durante alguns anos eu estudei para alguns concursos públicos mais tops e concorridos do Brasil. E participei de uma série de treinamentos para aumentar minha performance e produtividade. Inclusive, foi assim que eu descobri o coaching. E foi passando por um processo de coaching que eu realizei que eu não tenho mesmo o perfil para ser servidora pública… também descobri isto na prática, vivenciando o cargo que eu tomei posse e trabalhei por 11 anos, tentando me adequar e me adaptar àquela realidade.

Nestes anos eu conheci pessoas maravilhosas que realmente gostam do que fazem no serviço público e fazem muito bem o seu trabalho. Mas depois de anos tentando não me sentir um “peixe fora d’água” eu parti em busca de uma jornada mais conectada ao meu propósito e a minha missão, algo que me desse mais do que apenas dinheiro para fazer o que gosto, que fizesse sentido e que eu pudesse gerar valor para o mundo. E cá estou eu!

Uma das coisas mais bacanas desta fase de estudar para concursos, foi descobrir que existem formas mais eficientes de estudar e render os estudos. E como conhecimento é um investimento que não se perde, eu uso até hoje as técnicas que aprendi pois eu amo estudar e aprender! E passei a ensinar estas técnicas para minha filha e fiquei surpresa com o interesse e o aumento do rendimento dela, e como ficou mais fácil até na hora de fazer o para casa!

Por isto resolvi compartilhar com você algumas dessas técnicas, para você ajudar seus filhos a terem um estudo mais otimizado.

Mapas Mentais

Um tipo de diagrama, um resumo em forma de tópicos onde a ideia principal fica no centro e os complementos são “enraizados” a partir dela. São excelentes para revisões, pois em pouco tempo é possível relembrar todo o conteúdo sem ter que ler toda a matéria novamente. As crianças gostam muito de usar desenhos e cores para “linkar” com os conteúdos e a forma como é desenhado se assemelha a forma como pensamos (que não é de maneira linear como vem o conteúdo nos livros). Na internet você encontra vários modelos de mapas mentais para se inspirar.  

Flash Cards

São cartões em que você coloca de um lado a pergunta e do outro lado a resposta e usa como um jogo. O ideal é fazer em dupla: um pergunta e o outro responde. Mas dá para fazer sozinho (só não vale olhar a resposta sem tentar acertar primeiro rs). Eu uso fichas pautadas que compro em papelarias. Acho muito bom para aprender e memorizar novas palavras em outra língua: de um lado você escreve a palavra em inglês, por exemplo e, no verso, a tradução.

Quadros Comparativos

São o que o nome diz… É um quadro dividido em colunas, no qual você coloca informações de assuntos que são parecidos, separados por categorias. Serve para você ver onde estão as diferenças dos assuntos e evita cair em pegadinhas nas provas.

Linha do Tempo

Ideal para fazer resumos de matérias em que precisa-se memorizar datas e eventos ao longo do tempo. Eu até postei no instagram uma linha do tempo muito legal que minha filha fez para estudar para a prova de História. Ela resumiu 20 anos do Brasil, do Estado Novo até o Golpe de 64, em uma folha de caderno. Dá uma olhada no meu insta para você ver: flavia_gama_coach.

Mnemônicos

São palavras ou frases divertidas ou engraçadas que usamos para guardar conteúdos como fórmulas e sequências. Para funcionar tem que fazer sentido para quem cria! Um exemplo legal é a frase: “Minha Velha Traga Meu Jantar. Sopa, Uva, Nozes…”, para guardar os planetas do sistema solar na ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpter, Saturno, Urano, Netuno.

Legal né?

Existem outras técnicas de estudo, mas estas são as que eu mais uso com minha filha.

Se você gostou e quer ganhar de presente uma outra técnica que utilizo para alinhar os hemisférios do cérebro e aumentar a concentração, COMENTE este artigo e me envie uma mensagem solicitando a técnica de estudo: flavia@flaviagama.com.br Vou te enviar e te ensinar a usar com o maior prazer!

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. oi Flavia, muito legais suas dicas de estudo. tenho filho pré-adolescente e certamente utilizar algumas delas vai ser útil para ele. muito obrigada!

    1. Que bom Nina! Estudar pode e deve ser uma atividade interessante, em qualquer idade! Vou ficar muito feliz se você me contar como tem sido o rendimento dele com as técnicas! Sucesso!
      Com carinho,

      Flávia

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172