Aprenda a Definir Tipos de Perfil Comportamental e Psicológico

08.03.2018

A definição de tipos de perfil comportamental e psicológico pode ser muitíssimo útil para empresas, já que é através dela que o responsável pelo setor de Recursos Humanos, o psicólogo organizacional ou ainda o coach vai conhecer melhor os colaboradores – e até candidatos a vagas -, e descobrir como a organização pode se beneficiar utilizando melhor as suas características.

O que é perfil comportamental e psicológico?

O perfil comportamental e psicológico é, antes de tudo, uma forma de entender mais profundamente a personalidade de alguém, decifrando suas características. É através de exercícios e testes que um profissional consegue compreender essas características e encaixar a pessoa em um (ou mais) dos tipos de perfis existentes.

A divisão da metodologia Profiler, por exemplo, divide os perfis comportamentais em comunicador, planejador, executor e analista. Já o modelo DISC, do psicólogo norte-americano William Martson, categoriza em dominância, influência, estabilidade e conformidade. E no método do Instituto Brasileiro de Coaching, desenvolvido a partir do modelo de Ned Hermann, os perfis são águia (idealizador), gato (comunicador), lobo (organizador) e tubarão (executor).

Apesar da diversidade de divisões e categorizações de perfil comportamental e psicológico, é importante ressaltar que em todas é possível a pessoa se enquadrar em mais de um perfil. Essas “combinações” são perfeitamente normais e cabe ao profissional que está fazendo a avaliação perceber qual perfil predomina e qual – ou quais – é secundário.

Como definir tipos de perfis comportamentais e psicológicos?

Para definir o tipo de perfil comportamental e psicológico dos funcionários da sua empresa, o melhor caminho é através da aplicação de testes e avaliações. Tudo isso, claro, tendo como base a psicologia comportamental e organizacional.

É através dessas atividades que o profissional avaliador vai conseguir compreender as habilidades e competências dos colaboradores, como aprimorá-las e como aproveitá-las no ambiente corporativo para obter sempre os melhores resultados.

O primeiro passo para chegar a esse conhecimento é escolher uma metodologia – algumas opções são as citadas no tópico anterior – e aí partir para a prática. No caso do método do Instituto Brasileiro de Coaching, por exemplo, já existe um teste definido que, em 25 perguntas, leva ao resultado de quais perfis mais se encaixam na personalidade de quem o responde.

A relação entre coaching e definição de perfil comportamental e psicológico

O processo de coaching é uma ótima opção para a definição de perfis comportamentais e psicológicos na sua empresa. O coach é um profissional especializado nesse tipo de avaliação e consegue ver além dos resultados, levando a um melhor aproveitamento das informações obtidas, o que causa a evolução do colaborador e da empresa.

Entre em contato com a Portal Coaching para saber mais sobre esse tema!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172