Tipos de Testes Psicológicos de Personalidade

07.03.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Os testes psicológicos de personalidade são usados para recrutar colaboradores e também para auxiliar na busca por vocações profissionais. Item importante para o RH na hora de fazer uma boa gestão de pessoas e selecionar profissionais que tenham as habilidades técnicas e características comportamentais necessárias para a função, esses testes buscam encontrar um conjunto de características pessoais que definem a maneira como agimos, pensamos e sentimos e que nos tornam essencialmente quem somos. O que ajuda os recrutadores a encontrarem pessoas que se encaixam melhor nos valores e missões da empresa.

No entanto, é preciso ter em mente que existem dezenas de testes no mundo e cabe ao profissional de RH encontrar o que melhor o ajudará a encontrar o profissional que tanto procura para sua corporação.

Conheça os mais famosos testes psicológicos e personalidade

Especialistas revelam que das 100 maiores empresas do mundo, 89 aplicam pelo menos um teste de personalidade em seus processos seletivos a fim de medir e avaliar o comportamento dos candidatos diante de diversas situações, assim como encontrar características que nem sempre são tão visíveis.

Nesse artigo, listaremos alguns dos testes mais utilizados pelos profissionais de recursos humanos do Brasil.

Teste da Árvore

Criado pelo psicólogo Pip Wilson para a ajudar a entender o desempenho de crianças nas escolas, o teste da Árvore consiste em avaliar a capacidades sociais e o estado emocional dos candidatos.
Para isso, basta que ele observe um desenho de uma árvore com diversos bonecos e responda duas perguntas. Com qual deles a pessoa se identifica e depois qual deles gostaria de ser.

Com base nessas respostas o recrutador consegue identificar como a pessoa se enxerga e quais seus objetivos para o futuro.

MMPI

O Minnesota Multiphasic Inventary consiste em avaliar, com respostas de verdadeiro e falso, cerca de 550 afirmações pré-estabelecidas por Hathaway e McKinley em 1940.

Abrangente, ele pode ajudar a mapear as características neurológicas familiares, sociais, políticas, profissionais, educacionais e até mesmo alterações como compulsão e obsessão e consegue identificar com precisão anormalidades psicológicas nos indivíduos analisados.

Teste de Rorscharch

Esse seja, talvez, um dos testes psicológicos de personalidade mais conhecidos entre os profissionais de RH. Criado pelo psiquiatra Herman Rorschach a avaliação psicológica consiste em identificar uma série de borrões de tintas, que não tem resposta certa e que mais tarde serão analisados pelos recrutadores e mostrarão suas características mais intrínsecas.

Gostou do conteúdo? Encontre mais informações, dicas e curiosidade sobre o universo de Recursos Humanos na seção de RH – Recrutamento e Seleção de nosso site.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *