Trabalho em Equipe: Saiba Quais São os Objetivos

11.12.2016
Crie seu futuro – 728 x 90

Grande parte das empresas de sucesso entendem que os bons resultados são consequências de colaboradores dedicados e satisfeitos, essencialmente envolvidos no trabalho realizado em conjunto. É o que chamamos de trabalho em equipe.

O termo é definido como os esforços de um grupo de pessoas que tem como objetivo solucionar determinado problema ou alcançar metas e projetos que lhes foi antes estipulado ou que surgiram com o decorrer das tarefas profissionais.

Conheça um pouco da história do trabalho em equipe

A expressão “trabalho em equipe” nasceu logo após a Primeira Guerra e denominava apenas as diligências realizadas no âmbito político e econômico afim de solucionar dificuldades que surgiam por conta de conflitos de interesse ou sanções militares e econômicas.

Atualmente, o termo é mais utilizado nos esportes, já que os jogadores de um time costumam trabalham em conjunto com a finalidade de vencer a partida, seja sacrificando um jogador importante em um momento decisivo (como acontece na marcação de um pênalti) ou até mesmo alterando suas posições para um esquema tático mais efetivo.

No entanto, é preciso ter em mente que o trabalho em equipe pode ser praticado por grupos de pessoas que trabalham juntas ou vivem em sociedade e que buscam objetivos diferentes. Para te ajudar a entender ainda melhor o assunto, vamos listar alguns dos principais objetivos desse trabalho.

Conhecimento da equipe

O trabalho em equipe só funciona se todos os indivíduos estiverem entrosados. Por esse motivo, um dos objetivos do trabalho em equipe é fazer com que seus funcionários se conheçam melhor e identifiquem entre eles as habilidades de cada um.

Isso permitirá que os pontos fortes e fracos sejam melhor trabalhados. Fazendo assim com que toda a equipe evolua e consiga analisar o que é necessário para desenvolver uma nova tarefa.

Troca de conhecimento

Em uma equipe é possível encontrar profissionais dos mais diversos campos de atuação e experiências profissionais e pessoais, o que enriquece muito o ambiente de trabalho e facilita a troca de conhecimento entre os colabores.

Ao ter que lidar com indivíduos tão diferentes, é possível aprender com a experiência do próximo. Imaginemos, por exemplo, que em uma equipe existe um profissional altamente qualificado na organização do trabalho e outro que não consegue dividir bem as tarefas e avaliar o tempo necessário para cumprir cada uma. Esse último profissional pode aprender como organizar sua agenda e entregar todos seus trabalhos no prazo estipulado.

Agora que você já sabe a importância e os objetos de um trabalho em equipe, que tal experimentar unir diferentes colaboradores e descobrir as soluções eles têm a oferecer para sua empresa?

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172