A Importância do Treinamento de Integração para Novos Funcionários

27.07.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Chegar em um ambiente novo, no qual não se conhece ninguém, costuma ser, no mínimo, desconfortável. No ambiente corporativo, então, essa situação pode ser bem complicada. O treinamento de integração é uma forma de tornar a adaptação ao novo ambiente de trabalho mais tranquila.

O processo de recrutamento não é encerrado quando o profissional para ocupar a vaga é escolhida. A parte da seleção, sim. Porém, com a chegada do novo colaborador tem início o período de adaptação. Não é porque a pessoa demonstrou aptidão, conhecimento e experiência que ela está pronta para começar no novo cargo. Cada realidade é única e é aí que entra o treinamento de integração.

Conheça a importância de aplicar essa técnica na sua empresa!

Por que o treinamento de integração é importante?

Com o treinamento de integração, a introdução dos novos funcionários aos processos e regras acontece de forma mais natural. É um processo de aprendizagem durante o qual as especificidades do cargo e da empresa são apresentadas, apresentando os novos colaboradores à nova realidade.

Dessa forma, os recém-chegados se sentem acolhidos e se adaptam mais facilmente. Ao contrário do que muitas vezes acontece quando o novo funcionário deve descobrir sozinho todas essas informações, o que pode levar à frustração, deixando-o perdido e se sentindo isolado.

Esse também é um momento para a realização de treinamentos introdutórios, alguns inclusive obrigatórios por lei para algumas empresas, como o treinamento de Segurança no Trabalho, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o treinamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Dê espaço e incentive feedbacks

Mesmo que a sua empresa tenha um treinamento de integração sólido, é importante dar espaço para feedbacks dos recém-contratados. Cada pessoa terá uma percepção sobre as atividades realizadas durante esse período e críticas e sugestões devem ser bem-vindas para sempre melhorar o treinamento.

Além de ouvir as opiniões dos novos colaboradores sobre o seu processo, também é relevante oferecer feedback a eles quando já estiverem adaptados. Dessa forma você garante alinhamento entre as partes.

Continue navegando pelo Portal Coaching para mais artigos com dicas para a sua empresa!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *