Dicas para um Treinamento de Vendas de Sucesso

20.11.2016
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Se você trabalha com treinamento de vendas, com certeza, sabe da importância de ter profissionais preparados para lidar com diferentes situações e diversos perfis de clientes. Mesmo que cada um tenha o seu jeito de vender é importante que a equipe inteira esteja alinhada à postura da empresa.

Além de ser persuasivo, simpático e cortês, um bom vendedor deve conhecer seu produto por inteiro e estar apto para responder qualquer tipo de dúvida que um cliente possa ter. Esse mesmo vendedor precisa saber avaliar o cenário e, mesmo que lide com clientes de diferentes setores, deve saber mostrar como aquele produto será vantajoso em cada segmento.

Não tem outra opção. Para alcançar bons resultados a equipe de vendas tem que estar caminhando para o mesmo objetivo. E para que isso aconteça é preciso prepará-las.

Conheça a equipe de vendas

Como está o engajamento da equipe? Qual o nível de expectativa deles? Qual a idade? Qual o nível de instrução? É preciso conhecer bem a equipe de vendas para poder falar com eles na mesma linguagem. Todo treinamento deve ser preparado conforme o público e com vendas não é diferente. Se puder, tire uns dias para acompanhar a rotina deles, observe como o cliente é tratado, como é o relacionamento entre os colaboradores. Assim, você consegue reconhecer falhas e aprimorar os dons de cada um.

Defina o objetivo do treinamento de vendas

O segundo passo é definir qual o objetivo do treinamento. Onde vocês esperam chegar com isso? O que desejam alcançar? Qual tipo de postura vocês esperam da equipe de vendas? São essas e outras perguntas que devem ser feitas. Com as respostas, comece a pensar em qual método utilizar para atingir cada objetivo.

Crie um cronograma para o treinamento

Faça um planejamento de como você espera que o treinamento seja aplicado. Um cronograma é decisivo para o sucesso do treinamento. Organize os assuntos que serão tratados, reserve o tempo para uma possível dinâmica em grupo, defina quanto tempo levará, em média, para tratar de cada assunto e respeite-os durante a apresentação.

Estude o segmento de vendas

Mesmo que esse treinamento seja reservado para falar do seu produto, é muito importante que o segmento de vendas seja estudado. Dessa forma, é possível mencionar acontecimentos atuais, dar exemplos práticos, trazer o assunto para o dia a dia e torná-lo real ainda durante a explicação. Estar por dentro do que está acontecendo no setor contribuirá, também, para que os vendedores consigam reconhecer oportunidades para o produto com clientes de diferentes ramos.

Mensure os resultados do treinamento

Seguindo os passos acima, o seu treinamento tem tudo para ter um bom resultado. Mas, o sucesso está em uma apresentação bem sucedida? Também! Só que a melhor maneira de avaliar que o treinamento de vendas foi bem sucedido é mensurando.

Observe a rotina dos vendedores e veja se houve alguma mudança. Insira elementos no dia a dia da empresa que façam com que eles sempre se lembrem do que foi tratado no treinamento. Faça questionários, discussões em grupo, pesquisas de clima, ou use outras métricas para a avaliação.

Está preparado para aplicar um treinamento de vendas de sucesso? Continue acompanhando as dicas aqui do blog e conte com o auxílio de um Coach nesta atividade!

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