Como Tirar Vantagens da Inteligência Emocional no Trabalho?

14.06.2017

Inteligência emocional é um desses conceitos sobre os quais todo mundo fala, não é mesmo? Mas será que você saberia dizer quais são as vantagens da inteligência emocional no trabalho? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Já adiantamos: sim, inteligência emocional é mesmo uma característica importantíssima para se dar bem no mercado de trabalho. E a melhor parte é que, caso não seja da sua natureza, existem formas de desenvolver essa habilidade.

O que é realmente inteligência emocional?

Muito possivelmente a definição que você já tem na cabeça para inteligência emocional está correta: ela é a capacidade de compreender e gerenciar emoções. É um conceito recente, que se popularizou a partir do lançamento de um livro homônimo do psicólogo americano Daniel Goleman, em 1995.

As emoções são fundamentais no processo decisório e isso não é uma falha ou uma fraqueza. Ceder apenas às emoções e ser impulsivo, entretanto, pode ser bem maléfico, principalmente no mundo corporativo. Por isso é tão relevante aprender a lidar tanto com a suas quanto com as emoções dos outros, já que vivemos em sociedade e estamos sempre em contato com pessoas.

Vantagens da inteligência emocional no trabalho

As vantagens da inteligência emocional no trabalho são várias. Vamos citar algumas aqui para que você tenha noção do quanto essa característica pode impactar a sua carreira:

Convivência harmônica com colegas e superiores;
Se tornar referência quando precisam de alguém que tenha “sangue frio” para lidar com situações adversas e imprevistos;
Desenvolvimento de uma boa liderança, com empatia com os funcionários e firmeza para tomar decisões difíceis;
Resiliência para se adaptar a situações novas;
Habilidades comunicativas bem desenvolvidas;
Maior facilidade para gerenciar conflitos e lidar com pressão.

Todas essas consequências da inteligência emocional no trabalho são pontos que se somam para te levar ao sucesso profissional. Pode ter certeza que a inteligência emocional no ambiente de trabalho afeta positivamente o seu relacionamento intrapessoal e os relacionamentos interpessoais. Esse é o caminho para ser reconhecido!

O processo de Coaching pode ser muito útil para quem deseja ter mais inteligência emocional no trabalho e também fora dele.Continue a navegar pelo nosso blog e encontre mais conteúdo sobre esse tema tão interessante.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Muito bom!

  2. muito bom

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *