Você é Coach Mas Não Tem um Coach?

23.10.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Se você é como eu, deve pular de alegria ao ver que foi capaz de ajudar o seu coachee a realizar aquele tão sonhado objetivo que foi traçado contigo no início dos encontros.

Você seria capaz de olhar para trás e lembrar de todos ou quase todos os insights que surgiram durante as sessões e que forneceram os degraus para a constante evolução do cliente.

Essa evolução constante dos nossos clientes é maravilhosa! Mas… e você?

Já parou para pensar na sua melhoria contínua? Como pessoa e como profissional?

Não duvido nada que invista tudo de si pelos seus clientes. Mas o quanto você investe em si mesmo(a)?

É por isso que sempre lembro da frase do incrível Geronimo Theml, que diz:

“Coach que é coach tem seu coach!”

Além dele ser uma referência para mim, ao ler essa frase percebi o quanto sou alinhada com ele. Certa vez realizei um trabalho para a equipe do Geronimo e vi o quanto são incríveis, vivendo verdadeiramente aquilo que dizem.

Eles são um grupo que estão sempre à procura de evolução. Geronimo, por mais que já seja um top coach, sempre procura aprender mais e me conecto demais com isso, afinal ninguém sabe tudo que existe para saber.

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa sedenta pelo aprendizado. Cada oportunidade que surge para que eu possa fazer a minha melhoria contínua eu agarro com unhas e dentes! Cursos, palestras, convenções, coaching… sim, coaching!

De tantas conversas que já tive com muitos coaches, o que mais me chama a atenção é a quantidade de coaches que NÃO passam eles mesmos por um processo de coaching.

Por isso quero citar outro exemplo maravilhoso. Não sei quantos de vocês sabem, mas trabalho na ABRACOACHING. Convivo no meu dia a dia com Bruno Juliani, um dos maiores coaches do Brasil, a quem admiro e respeito. Veja o que ele diz:

Em geral a maioria dos coaches não paga por coaching. Isso um péssimo sinal para o universo, porque como você vai conseguir vender aquilo em que você não acredita e que você não faria por você? Então a maioria (dos coaches) investem 6 a 8 mil reais na formação em coaching e depois não querem pegar o colega de sala e pagar nem 100 reais numa sessão de coaching…

Sim, por melhor que você seja como coach, nada como passar você mesmo(a) por um processo de coaching. E não to falando para fazer isso uma vez na vida outra na morte… é sempre, quantas você puder e precisar, pois nós coaches somos humanos e como tais, também temos metas e crenças limitantes. Por mais conhecimento, teorias e práticas que tenhamos, também caímos e precisamos de mãos, estímulos exteriores, de coaches que nos instiguem a fazer mais e repensar nossas práticas de vida.

Mesmo quando alguma questão, como falta de tempo, te impedir de passar por um processo de coaching, lembre-se sempre do seu networking. Eu aprendi muito compartilhando experiências e perspectivas com outros coaches experientes. Às vezes, você só precisa clarear as idéias e ter essa ressonância com outras pessoas é excelente.

Lembre-se: não se trata de falar com alguém que “sabe mais do que você”. Trata-se de descompressão, de conseguir um ponto de vista externo e diferente de coisas que você lida constantemente. Até mesmo terapeutas fazem terapia de tempos em tempos.

Digo isso acima com tranquilidade pois eu também sou terapeuta e nunca deixei de fazer terapia. Como coach não seria diferente, afinal, meu lema é vida pessoal e prática profissional conectadas.

Resumindo, ser coach para mim é tão importante quanto viver o coaching. Isto sim é evolução constante. Isto sim é viver ao máximo!

“ É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.”

Epicteto

P.S.: Procura um networking incrível e quer sentir essa ressonância que comentei acima? Para isso eu mantenho um grupo no Whatsapp voltado para coach de carreira, onde compartilhamos nossas dúvidas, sucessos, materiais e práticas. Se tiver interesse em participar, será um prazer ter você lá conosco. Só é preciso deixar nos comentários seu e-mail, para que eu possa fazer contato contigo e te adicionar.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Gostaria de fazer parte do grupo de whats app

  2. Gostei do artigo Ingrid, também sou sedento por aprendizado. Gosto muito de aprender sobre coaching.

  3. Olá, gostei muito do artigo e concordo, ainda mais por também ser fã do Geronimo. Eu gostaria muito de fazer parte deste grupo no whats. Meu whats é 11 9.8762 3692. Grato!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *