Você Já Decidiu Qual é O Seu Plano de Vida?

03.08.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Entrei na faculdade e quando saí, estava meio perdida sem clareza do que eu queria trabalhar e onde eu queria chegar. Muitas vezes eu segui o que estava todo mundo fazendo, mesmo que não estivesse de acordo com o meu plano de vida. Na verdade nem plano de carreira eu tinha, muito menos plano de vida.

A vida me levou por muito tempo.

Por isso, aqui vão algumas dicas para você definir seu plano de vida e saber exatamente o que você deseja para o seu futuro:

Tenha Clareza

Saber onde você quer chegar te ajuda a falar “não” para as coisas que não estão alinhadas com o seu plano.

Por exemplo, sou hematologista, mas na faculdade não tinha clareza do que queria. Mesmo formada em hematologia, eu dava plantão em pronto socorro.

Isso me tirou tempo da família e acabou me afastando do meu plano de vida: ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Hoje, eu consigo negar os plantões extras que me afastam do equilíbrio.

Faça o Planejamento

Essa é a parte mais difícil, pois às vezes achamos que o planejamento está adequado e não está. O ideal é criar um plano, ver quais são as parcerias e projetos que vão te aproximar do seu objetivo.

Definir metas pequenas que possam ser mensuradas ao longo do processo é fundamental.

Parta para a Ação

Essa é a parte de executar o trabalho planejado e ir atrás das parcerias. Acredito que a dificuldade aqui seja vencer a vergonha e a preguiça.

A vergonha, em sua maioria das vezes, é de receber NÃO. Mas, se não tentar, quem deu o “não” para o projeto foi você. Um estudo diz que após 10 tentativas, a probabilidade de algo dar certo aumenta em 65%. Então, não desanimar apesar do não é fundamental.

A preguiça é o “amanhã eu faço”. Amanhã nunca chega, e seu sonho fica cada vez mais distante. Ele não se torna um plano de vida, com metas e prazos.

Implemente a Melhoria Contínua

Analisar onde pode evoluir pessoalmente, onde está em débito e onde pode investir e manter uma ação constante e orientada.

No caso do médico, é analisar quais cursos pode fazer e como pode manter o relacionamento médico. 

Análise de Resultados

Analisar o resultado parcial, se está de acordo com o planejado. O resultado final depende dos resultados parciais e, principalmente, dos ajustes. E comemore. Comemorar pequenas vitórias te coloca no estado mais próximo do seu objetivo.

Até o próximo mês!

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *