Você Sabe Dizer “Não”?

05.09.2017

Os fatores que levam a pessoa a não conseguir dizer “não” são inúmeros, mas o mais comum é o medo de não ser aceito ou criticado.

Se você é uma pessoa que tem dificuldade em dizer “não”, possivelmente sente angústia ou ansiedade ao se deparar com situações em que é preciso fazê-lo.

E as consequências, muitas vezes, não param por aí.

As pessoas que não conseguem dizer “não” podem se sobrecarregar física e emocionalmente ao tentar fazer tudo o que os outros pedem, gerando stress e algumas vezes levando a um esgotamento físico também.

Algumas pessoas passam a fugir de determinadas situações para evitar ter que dizer “não” prejudicando seriamente seus relacionamentos.

Muitas vezes, não conseguir dizer “não” aos outros é dizer “não” a si mesmo. As vontades dos outros são sempre atendidas em detrimento de seus próprios desejos e sonhos, trazendo insatisfação e infelicidade.

A origem desta dificuldade, em alguns casos, pode estar ligada a situações vivenciadas na infância, onde o “não” foi compreendido pela criança em um contexto de resultados negativos e frustrantes para ela.

As crenças de que dizer “não” significa ser uma pessoa má também são muito comuns e limitam a pessoa em todas as áreas da vida, principalmente se esta pessoa tiver valores como integridade muito enraizados.

O que fazer para aprender a dizer “não”?

O primeiro passo é ter clareza sobre o que é importante para sua felicidade. A sua mente passará a jogar a seu favor se você souber o que realmente quer.

A partir de então, você pode iniciar um treino, avaliando em cada situação, o quanto um “sim” naquele momento vai te distanciar desses seus desejos.

Explore diferentes alternativas de como se falar um “não” colocando amor e respeito na conversa. Isso pode ser facilmente demonstrado através de suas palavras, tom de voz e expressões faciais.

É pouco provável que a negativa não seja aceita ou seja mal interpretada agindo desta forma, mas se isto provocar algum incômodo na relação, avalie se este incômodo é maior que a insatisfação e angústia que você sentiria ao dizer “sim” mais uma vez e perceber que se distancia cada vez mais de seus sonhos.

Com esse treino constante, você vai perceber que ficará cada vez mais simples dizer não.

E para finalizar, experimente a sensação de liberdade que isto lhe proporcionará!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *