Você Sabe Quais São Seus Valores?

27.11.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Você já parou para pensar o que é mais importante para você na vida? Já pensou quais são os seus valores e como eles influenciam o seu cotidiano?

Na verdade, você sabe. Porém, não somos acostumados a olhar para dentro e perceber que todas as nossas ações e atitudes. O modo de lidar com o externo, sensações e sentimentos estão ligados aos nossos valores e à nossa visão de mundo.

Os valores guiam nossas escolhas, como nos comportamos e tomamos decisões, influenciam nossas emoções e como conduzimos nossas relações e conversas.

Quando trabalhei meus valores pela primeira vez em um processo de coaching foi surpreendente e percebo o mesmo efeito com meus coachees.

Afinal, o que são nossos valores?

Valores são um conjunto de padrões que temos para a vida. Aquilo que acreditamos que é importante para nós e para o modo como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

São como uma bússola que nos ajuda a permanecer no caminho e com foco nas coisas mais consideráveis na vida.

Alguns dizem que são imutáveis. Outros dizem que relacionam-se com nossa fase de vida e que podemos equilibrá-los para ter uma vida melhor.

O fato é que, ao conhecermos e compreendermos melhor sobre como os valores influenciam nossas vidas, podemos ter mais clareza sobre o que é importante para nós mesmos e para os outros. Podemos ainda perceber o reflexo deles na forma como vivemos, agimos, reagimos e  trabalhamos.

E isso é muito importante porque quando nos sentimos bem fazendo algo é porque estamos alinhados com nossos valores. No entanto, quando não nos conduzimos de acordo com eles ou vivenciamos algo que é contrário a eles, nos sentimos mal.

Eles também podem ser geradores de conflitos com os outros. Se uma pessoa tem, por exemplo, como maior valor a privacidade e a outra o convívio social, quando precisarem decidir algo importante que envolva o risco de um dos dois valores não ser atendido, estará estabelecida a disputa.

Depois que eu reconheci, enumerei e escrevi meus valores, compreendi de forma muito mais clara as decisões que tomei e os caminhos que escolhi durante a minha vida.

Como descobrir seus valores?

A observação é o primeiro passo. Preste atenção nas suas ações, reações e atitudes nas diversas situações da vida e procure reconhecer o que está por trás delas.

Eu sempre gostei de ter liberdade. Mas, no dia que falei que eu não quis que assinassem minha carteira de trabalho no meu primeiro emprego porque não queria “ficar presa na empresa”, percebi como este valor tem um peso muito maior. O meu raciocínio na época que fui contratada não tinha muito sentido, mas pontuar o valor me mostrou o que estava por trás da minha escolha.

Também é possível perceber os valores em razão do que nos incomoda. Por exemplo, o valor integridade é muito forte para mim e descobri que o meu incômodo quando não cumpro o que me proponho está muito relacionado com ele.

Você também pode pensar…

As coisas mais importantes para mim são…

Estas coisas me proporcionam…

O que me deixa mais feliz é…

Quando faço isto me sinto…

Quando completar as frases, você descobrirá vários valores.

Lista de valores

Você ainda poderá identificar os dez valores mais importantes entre (obs.: se faltar algum, você poderá inseri-lo na lista):

desafio – sucesso – contribuição – segurança – lealdade – empatia – criatividade – ética – amizade – família – integridade – individualidade – liderança –  fama – liberdade – aceitação social – responsabilidade – previsibilidade – estabilidade – poder – rotina – crescimento contínuo – mudança – respeito – reconhecimento – comprometimento – excelência – humanidade – honestidade – status – organização – competitividade – reputação – compaixão – justiça – bem-estar – flexibilidade – planejamento – competência – inovação – humildade – espiritualidade – gratidão – inteligência – amor

Depois escolha cinco dos valores mais significativos para você. Então, se pergunte quais você abriria mão em prol dos outros. Por exemplo, diante de uma situação em que seja necessário escolher entre liberdade e honestidade, reflita sobre qual você prefere seguir. Aí você terá a chamada hierarquia de valores. Ou seja, o mapa de como você se comporta diante das situações.

Uma vez obtida clareza sobre seus valores pessoais, você poderá recorrer a eles sempre que precisar tomar uma decisão importante ou estiver diante de algo que incomoda. Ou, ainda, precisar lidar com as diferentes escolhas da outra pessoa. Muitas vezes as disputas ocorrem porque não há compreensão exata sobre os reais  interesses das pessoas que estão envolvidas no conflito.

Não importa o que aconteça, as decisões depois de assimilar os valores mais importantes se tornam muito mais inteligentes. Fica bem mais fácil saber o que é melhor e qual é a escolha mais acertada. É possível, ainda, identificar quais são os trabalhos ou carreiras que estão mais alinhados com os valores mais significativos de cada um. O conhecimento também permite compreender melhor os comportamentos pessoais e dos outros, ajudando a melhorar as relações.

Ou seja, distinguir e compreender os valores faz com que a pessoa se sinta muito melhor diante das situações, das escolhas e ajuda a ter uma vida mais feliz e com muito menos conflitos.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *